Os sistemas de ar condicionado portáteis são utilizados em todos os meios de transporte, incluindo automóveis, autocarros, camiões e comboios. Nos últimos 20 anos, os custos destes sistemas diminuíram e os sistemas de ar condicionado são atualmente um standard em todos eles, com a exceção dos modelos com menores especificações.
Historicamente, a maioria dos sistemas de ar condicionado automóvel utilizava R12. Com a proibição do uso de R12, como parte do Protocolo de Montreal, OEMs da indústria automóvel passaram a utilizar o R134a como refrigerante global.
Uma vez que a contribuição dos gases refrigerantes para o aquecimento global se tornou um problema crescente, OEMs da indústria automóvel começaram a procurar substitutos do R134a com menor GWP, para elegerem o refrigerante de longo prazo. Na mesma linha, em 2006, a Comissão Europeia publicou uma nova diretiva, impondo a utilização de gases refrigerantes com um GWP de 150 ou menor, em novas plataformas automóveis a partir de janeiro de 2011, e em todos os veículos a partir de janeiro de 2017. Isso estimulou a indústria a lançar na Europa novas soluções com baixo GWP, indo também ao encontro de legislação semelhante e da demanda dos clientes em outras geografias.
A Linde oferece uma gama completa de gases refrigerantes necessários para qualquer veículo, quer para o retrofit de um antigo sistema de R12 com R437A, utilização de R134a na manutenção do sistema de ar condicionado da maioria dos veículos ou manutenção de um veículo através dos recentes HFOs com baixo GWP, como o R1234® yf ou o refrigerante natural R744.