

Durante as vindimas, o transporte da uva da vinha até à adega pode representar um problema. As elevadas temperaturas dos bagos impregnados de mosto provocam fermentações incontroladas e perdas de compostos fenólicos, que podem afetar a qualidade do vinho. A proteção e refrigeração das uvas colhidas é fundamental.
A adição de pellets de gelo seco à uva recém colhida, tem como objetivo regular a temperatura da uva e deste modo evitar possíveis oxidações. Para tal apenas é necessário dispor de uma caixa com pellets de gelo seco e misturá-los com as uvas no momento da sua colocação nas caixas de transporte para a adega.
A uva é assim transportada fria e encontra-se protegida com o dióxido de carbono gaseificado. Os resultados deste processo são muito positivos e economicamente viáveis.
No caso de colheita mecânica, existe ainda a possibilidade de inertizar e arrefecer previamente os tanques de recolha através da adição de pellets de gelo seco, com o objetivo de evitar possíveis oxidações devido à presença de oxigénio além de controlar a temperatura.