Nach oben

MAPAX® para Fruta e Vegetais

Otimizar a permeabilidade para manter a fruta e os vegetais nas condições ideais

Desenvolvemos um conjunto de soluções MAPAX® concebidas especificamente para lidar com os desafios enfrentados pelos especialistas em fruta e vegetais.

Uma vez que a fruta e os vegetais respiram, o maior fator de sucesso na forma como são embalados é a permeabilidade. Se a fruta e os vegetais estiverem selados numa película que não é suficientemente permeável, vão dar-se condições anaeróbicas indesejáveis (<1% de oxigénio e >20% de dióxido de carbono). O resultado será uma deterioração da qualidade. Por outro lado, se o produto for selado numa película com excesso de permeabilidade, a atmosfera modificada não será mantida e a perda de humidade também dará lugar a uma deterioração acelerada da qualidade. Exemplos de películas para a Embalagem em Atmosfera Modificada (MAP) para fruta e vegetais incluem películas micro porosas ou LDPE/OPP.

Quando a fruta e os vegetais respiram, a atmosfera modificada evolui para uma atmosfera modificada em equilíbrio (EMA). Com a EMA, a taxa de transmissão de oxigénio (O2) e dióxido de carbono (CO2) através da película é igual à taxa de respiração do produto. A EMA é influenciada por vários fatores, tais como a taxa de respiração, a temperatura, a película de embalagem, o volume da embalagem, o peso do enchimento e a luz. A taxa de respiração, por sua vez, é afetada pela variedade, tamanho, maturidade e preparação do produto. Como tal, determinar a EMA ideal para um determinado item é bastante complexo.

Na Linde, podemos ajudá-lo a selecionar a mistura de gases que acomoda diferentes taxas de respiração para criar a EMA ideal para o seu produto. Normalmente, a EMA ideal de 3–10% O2 e de 3–10% CO2 aumentam drasticamente o prazo de validade da fruta e vegetais.

Como foi explicado anteriormente, as atmosferas modificadas evoluem dentro de uma embalagem selada devido à respiração. Contudo, nalguns casos, é aconselhável a utilização de misturas de gases na embalagem para acelerar a criação de uma EMA benéfica. Por exemplo, o escurecimento enzimático dos vegetais das saladas pode ser atrasado através da utilização de misturas de gases em vez de ar na embalagem.

Os nossos engenheiros irão realizar uma série de testes para alcançar a solução ideal para a sua fruta e os seus vegetais. Podem aplicar-se diferentes condições, por exemplo, para batatas descascadas e maças (que não devem ser embaladas com oxigénio para prevenir reações enzimáticas que resultam no escurecimento). As batatas pré-descascadas, por exemplo, podem ser embaladas com 20% CO2 + 80% N2. Desta forma, prolonga-se o prazo de validade de 0,5 horas para 7-8 dias, a uma temperatura compreendida entre 4 a 5°C.