Nach oben

Manuseamento de gases criogénicos

Tomar as precauções necessárias para garantir que os gases criogénicos não são um risco para a segurança


Um líquido criogénico é um líquido arrefecido abaixo do seu ponto de ebulição normal –90°C. O Argon, o Hélio, o Hidrogénio, o Azoto e o Oxigénio são os gases industriais normalmente mais transportados, manuseados e armazenados em estado líquido a temperaturas criogénicas.

Devido a estas temperaturas extremamente baixas, e ao ritmo elevado com que estes gases podem passar de líquido a gás, deverá ter-se em conta uma série de precauções e práticas seguras. Deverão ser tidas também precauções especiais para evitar que líquidos reajam com contaminantes ou outros perigos associados a produtos específicos como, por exemplo, a asfixia ou a inflamabilidade.

Visite a nossa secção de documentos de segurança para saber quais as diretrizes de segurança que deverá aplicar. Como sempre, os utilizadores finais deverão estar bem familiarizados com as Fichas de Dados de Segurança dos Materiais (MSDS) específica do produto. Todos os operadores deverão ter um conhecimento profundo do equipamento necessário bem como de gases criogénicos.