Nach oben

Branqueamento da Pasta Química

Remover Impurezas

O objetivo do branqueamento é eliminar a lignina e as impurezas em excesso, que conferem cor à pasta de papel, pois só assim é possível atingir determinados critérios de qualidade.

O branqueamento da pasta química é realizado em várias etapas. Nas unidades mais recentes, o branqueamento inicia-se com a deslinhificação com oxigénio, reduzindo o consumo de produtos químicos no branqueamento, que são mais dispendiosos e sobrecarregam o efluente produzido no processo de branqueamento.

Os métodos de branqueamento predominantes são o processo livre de cloro elementar (ECF) e o totalmente livre de cloro (TCF). No branqueamento clássico o cloro molecular ou o cloro gasoso são utilizados com outros químicos que contém cloro como, por exemplo, o hipoclorito. Devido a questões ambientais e de qualidade, o cloro molecular e o hipoclorito estão a ser substituídos por outros produtos químicos no branqueamento de pasta de papel.

No branqueamento TCF, os químicos alternativos são o oxigénio, o peróxido de hidrogénio, o ozono e os perácidos. No branqueamento ECF, o dióxido de cloro é utilizado em conjunto com outros químicos.


Pede um conselho pessoal agora

Contacta-nos para aconselhamento sobre aplicações, produtos ou serviços da Linde Portugal